segunda-feira, 26 de abril de 2021

Num tempo em que o ENSINO era de EXCELÊNCIA e de CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL!

Nesta esplêndida imagem de 1950, na EVAI - Escola Vocacional Agro Industrial, hoje CESAP- Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, na Rua Marques de Souza, 528 - Novo Hamburgo, vê-se à esquerda, o prédio da Oficina de Aprendizagem - Marcenaria, à direita o prédio das Ferramentas e Equipamentos Agrícolas e, à sua frente uma bela cobertura com bancos para sentar, rodeada de folhagens e flores, que embelezavam o cenário! No primeiro plano, temos o maravilhoso AÇUDE, onde se criavam peixes - carpas, que eram servidas no refeitório para alimento dos alunos internos do Educandário. O AÇUDE era "alimentado " pelas águas das vertentes/nascentes existentes na referida área de 11,23 hectares, pertencente ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e destinado, pela Lei de TOMBAMENTO de 14 de outubro de 2003, EXCLUSIVAMENTE para a EDUCAÇÃO. Por ser, este espaço um Nascedouro de Mananciais = ÁGUAS, ela foi declarada de APP - Área de Preservação Permanente, conforme o Laudo do renomado Ambientalista JACKSON MÜLLER, desde 2001. Uma das Vertentes/Nascentes que "brotam" na área da "Escola Pasqualini " é o principal afluente do Arroio Pampa, principal arroio de Novo Hamburgo, desaguando no Rio dos Sinos.
Construção de tanques para a criação de peixes -carpas, na EVAI - Escola Vocacional Agro Industrial, hoje - CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, Rua Marques de Souza, 528 - Novo Hamburgo/RS. Fotos de 1949. Projeto de construção do Professor/Projetista alemão, KURT WALZER. Empresa construtora - F.REINALDO FRÖHLICH, Rua Anchieta -87, bem próximo da "Escola Pasqualini". Estes tanques para peixes, foram "alimentados" com as águas provenientes do Nascedouro de Mananciais =ÁGUA das dezenas de vertentes/nascentes existentes na área de 11,23 hectares da área de APP - Área de Preservação Permanente, destinadas pela Lei de TOMBAMENTO nº 11.986 de 14 de outubro de 2003, exclusivamente para a EDUCAÇÃO!
Nos dias atuais, estas águas das vertentes/nascentes foram canalizadas subterraneamente, participando para a formação do mais importante arroio de Novo Hamburgo - o Arroio Pampa, que desemboca no Rio dos Sinos/RS. E os tanques estão encobertos com vegetação, que nasceram a partir das sementes que o vento e os passarinhos "semearam" ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário