domingo, 18 de agosto de 2019

A REALIDADE E A VERDADE HISTÓRICA






Importante e significativo texto do ex-Professor de Mecânica da "Escola Pasqualini" de Novo Hamburgo, Sr.Alceu Feijó, publicado hoje, dia 16 de agosto de 2019, no Jornal NH, traz à tona uma informação HISTÓRICA!

O Estado do Rio Grande do Sul, na década de 1940, adquiriu da Família do nosso vice-prefeito ( da década de 1960) Alcides Friedrich, uma área de terras de 34,4 hectares no limite com o município de Dois Irmãos, no local conhecido como Travessão.

Nesta referida área de terras o Estado/RS, estabeleceu uma Escola Primária (Ensino Fundamental das cinco séries iniciais), tendo como Diretor, o Professor Paulo Santos.

Além da Escola, o Governo do Estado contratou um casal, o Sr. Eduardo e Sra. Leoni Santos, para gerenciar e administrar uma Granja para produzirem nela, frutas e hortaliças para serem servidas no refeitório do internato da Escola Vocacional Agro Industrial - EVAI, que nos tempos atuais, é conhecida como Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini - CESAP.

Na década de 1970, quando Novo Hamburgo tinha como Prefeito o também ex-Professor de Educação Física da "Escola Pasqualini", o Sr. Eugênio Nelson Ritzel, ocorreu uma PERMUTA entre o Estado/RS e o Município/NH, envolvendo a área de terras do Estado/RS, na localidade do Travessão e terreno com prédio/escola, no centro de Novo Hamburgo.

Resultado desta "permuta": O Município /NH recebeu 32,4 hectares das terras do Estado no Travessão, tendo ficado 2,0 (dois) hectares para a "Escola Pasqualini" e a Associação Amigos da Escola Senador Alberto Pasqualini, enquanto que o Estado/RS, ficou com o terreno/prédio onde foi estabelecido a Escola Estadual Dr.Wolfram Metzler.

Portanto, o Município de Novo Hamburgo é proprietário de 32,4 hectares numa área privilegiada e de grande valor imobiliário. E, se a Prefeita Fátima Daudt quiser fazer regularização fundiária para OCUPANTES/INVASORES da área pública do Governo Estadual da "Escola Pasqualini", na Rua Marques de Souza-NH, poderá fazê-lo, utilizando área de 32,4 hectares, de propriedade do Município!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário