sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

HARMÔNIO BOHN FABRICADO NA DÉCADA DE 50 PERTENCENTE À ESCOLA SENADOR ALBERTO PASQUALINI RESTAURADO PELA ASSOCIAÇÃO

Harmônio BOHN, de 1953, pertencente ao CESAP- Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS.

Em 10 de setembro de 2018, no pátio do CESAP, vemos o Harmônio BOHN, da Escola, num estado lastimável de conservação: sem pedais, cupins destruindo e, sem NUNCA ter recebido manutenção, cuidados de preservação  ... totalmente sucateado! Uma situação de abandono e desprezo por parte de Diretores por este patrimônio físico/cultural.
Nesta data, por ação, exclusiva , da ASSOCIAÇÂO AMIGOS DA ESCOLA SENADOR ALBERTO PASQUALINI, o referido harmônio foi levado para ser RESTAURADO TOTALMENTE, ao atelier do Sr.Delmar Renck e Sildon Scherer.
     
                                    Custo  da  restauraçâo  pago pela   associação   3800,00  reais .


                               
A  harmônio   em  uma  peça ao  lado  da  cozinha  atirado  ,no  meio  de  muito  material     esportivo a  muito  tempo sem  nenhum  cuidado  ou  preservação. Sendo  feito custo  financeiro para  a  sua  restauração ,  por  seu  Delmar Renck  e Pedro wilhelms .
PROFISSÃO  LUTHIER


Em 10 de setembro de 2018, no pátio da Escola "Pasqualini" de Novo Hamburgo/RS, o Harmônio BOHN de 1953, pertencente ao referido Educandário, momentos antes de ser levado ao atelier do Sr.Delmar Renck e Sildon Scherer, para uma RESTAURAÇÃO TOTAL.
A partir da esquerda, três alunos atuais da Escola, a Professora Tânia Einzweiller, os ex-alunos Renato Bruno Vogel e Daniel Robinson, mais uma atual aluno, a Professora e Vice-Diretora Ingrid Assmann, Laércio Fazenda Jung, ex- aluno de 1948 e a Professora/Historiadora Diva Walzer Kuhn.
Restauração promovida, exclusivamente, pela ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA ESCOLA SENADOR ALBERTO PASQUALINI.



Em 10 de setembro de 2018, já no atelier do restaurador Delmar Renck e Sildon Scherer, com o Harmônio BOHN de 1953, pertencente ao CESAP, para ser totalmente restaurado.
A partir da esquerda, Laércio Fazenda Jung,Ivo Armando Kuhn, três atuais alunos da Escola Pasqualini, Daniel Robinson, Diva Walzer Kuhn e Delmar Renck.



               Harmônio BOHN   do Auditório do Colégio Pasqualini  no atelier  do seu  Delmar Renck , profissão luthier.  A partir da esquerda,  Laércio  Fazenda  Jung,  Diva Walzer  Kuhn,  Sildon   Scherer ( escondido)Lucas dos Santos Nunes, Ivo Armando Kuhn, Wellington Schenkel Gomes, Vítor Boeira da Silva, Daniel Silva Conceição,  Delmar Renck  e Renato  Bruno Vogel. Em, 06 de dezembro de 2018.
              Harmônio, totalmente RESTAURADO e pronto para retornar ao CESAP.



O retorno do Harmônio BOHN de 1953, pertencente ao CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS, para a referida escola, após ser totalmente restaurado pelo Sr. Delmar Renck. A partir da esquerda, Laércio Fazenda Jung (foi aluno do CESAP a partir de 1948), Lucas dos Santos Nunes, Ivo Armando Kuhn (ex-aluno), Daniel Silva Conceição, Vitor Boeira da Silva, Wellington  Schenkel Gomes (os quatro jovens são alunos atuais) e Daniel Robinson (ex-aluno). Em 06 de dezembro de 2018.




  No  ponto, bem   afinadinho !
Aspecto interno do Harmônio BOHN de 1953, pertencente ao CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo. Restaurado totalmente por Delmar Renck.




Placa original de 1953, da fabricação de Harmônios e Órgãos BOHN, Rua Marques de Souza, próximo ao Colégio "Pasqualini- Novo Hamburgo. Placa constante no Harmônio da Escola "Pasqualini".







Harmônio BOHN, de 1953 pertencente ao CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS, o qual foi totalmente restaurado por Delmar Renck. A sua restauração foi promovida pela Associação Amigos da Escola Senador Alberto Pasqualini, que obteve recursos financeiros provenientes de uma "Ação entre Amigos". 
Esta é mais uma conquista da Associação Amigos da Escola Pasqualini, em prol da preservação e resgate do patrimônio físico/cultural do CESAP. Em, 06 de dezembro de 2018.






Aspecto interno, traseiro do Harmônio BOHN de 1953, pertencente ao CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS.





Vista frontal (aberto) do Harmônio BOHN de 1953, pertencente ao CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo, que estava totalmente danificado, sendo restaurado por Delmar Renck. A restauração foi promovida exclusivamente pela ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA ESCOLA SENADOR ALBERTO PASQUALINI. Seis de dezembro de 2018.





No Auditório do CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini deNovo Hamburgo,  o grupo de 03 alunos e membros da Associação Amigos da Escola Pasqualini,  com o Harmônio BOHN, de 1953,  reintroduzido no prédio do Auditório,  após totalmente RESTAURADO por Delmar Renck.
Na foto, a partir da esquerda, os três alunos atuais do CESAP, Daniel Silva Conceição,  Vítor Boeira da Silva, Wellington  Schenkel Gomes, Laércio Fazenda Jung (ex-aluno a partir de 1948),  Renato Bruno Vogel,  Daniel Robinson,  Ivo Armando Kuhn (ex-alunos da década de 1970) e a ex-Professora/Historiadora  Diva Walzer Kuhn. Em, 06.12.2018.
Restauração promovida, exclusivamente, pela ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA ESCOLA SENADOR ALBERTO PASQUALINI.





 



9 comentários:

  1. Eu como ex diretora da Escola Senador Alberto Pasqualini gostaria de deixar bem claro aqui que nunca soube deste instrumento musical na escola. Onde estava guardado? Ou com quem estava este bem?

    ResponderExcluir
  2. Moira, pois eu tenho a dizer sobre o Harmônio BOHN do "Pasqualini", que ele foi adquirido em 1953 e colocado na, então, Capela - prédio posteriormente usado para o "Currículo". Após a extinção da Capela, ele foi introduzido na década de 1970, no prédio do Auditório, onde permaneceu por duas décadas, sem jamais receber manutenção e os devidos cuidados para a preservação e valorização deste patrimônio físico/cultural. Não sei precisar com exatidão qual Diretor(a), que decidiu "expurgá-lo" do seu devido lugar (Auditório) para "enclausurá-lo" numa minúscula dependência das despensas anexas ao prédio da cozinha escolar, juntamente com tralhas diversas, ficando à mercê do sucateamento ..... até a Associação Amigos da Escola Pasqualini, neste ano de 2018, tê-lo encontrado numa situação lamentável de abandono, desprezo e quase que irrecuperável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E COMO O RESTO DA ESCOLA , NUM ABANDONO GERAL , E AINDA TEM PESSOAS QUE CRITICAM A ASSOCIAÇÃO !

      Excluir
  3. Moira Rolim Guidobonos Nunes : HarmÔnio recuperado pela associação.

    ResponderExcluir
  4. Estou acompanhando o trabalho da Associação de Amigos da Escola Pasqualini pelas públicações aqui feitas e fico feliz pelo empenho e pelas conquistas. Apesar de não me considerar mais parte desta comunidade sei que um dia fiz parte da história deste patrimônio e gostaria que entendessem que muitas vezes os diretores de escolas são impotentes frente a tanto descaso da máquina pública , entraves burocráticos, licitações mal feitas resultando em obras paliativas de péssima qualidade. Com certeza sabemos de tudo isso e ficamos penalizados não só com os prédios depredados mas com o acervo de materiais e equipamentos desaparecidos dos antigos cursos da escola como por exemplo o de fundição. Com as oficinas de técnicas que viraram prédios vazios de seu maquinário, com os prédios em ruínas na grande área da escola e ate com a situação pedagógica da escola onde o professor não é respeitado mais e os alunos fazem o que bem querem, inclusive lesando este belo patrimônio. Parabéns a está Associação pelo seu belo trabalho!!

    ResponderExcluir
  5. Sim, Moira Rolim Guidobonos! Exatamente isto que falaste na tua postagem. A Escola "Pasqualini" de Novo Hamburgo, que tem uma gloriosa História, nas últimas duas décadas tem sofrido com desprezo, abandono e até má gestão das autoridades governamentais, resultando no sucateamento físico, pedagógico e cultural. Tínhamos seis Cursos Técnicos, o que oportunizava ao aluno do Curso Médio (2º Grau), no final do seu curso, ter uma Profissão. Hoje, não temos mais NENHUM Curso Técnico, em detrimento do educando. A Associação Amigos da Escola Pasqualini, num trabalho árduo, incessante e contínuo de "formiguinhas" tem batalhado pela volta de Cursos Técnicos e pela restauração, preservação e resgate do patrimônio físico e cultural do CESAP - Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini.

    ResponderExcluir
  6. Feliz com a valorização e, a restauração deste instrumento magnífico.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Boa Tarde! Eu tenho um harmônico bohn, instrumento que foi de uma Com. Evang. Luterana, no qual aprendi tocar e toquei por 15anos. O instrumento ficou parado e atualmente a comunidade me presenteou com ele.
    Preciso restaurar o harmônio, para isso preciso de algum restaurador. Meu contato é (53) 984376957 wattzapp. Meu nome Arnildo Buchweitz klug. Canguçu, RS.

    ResponderExcluir