domingo, 18 de março de 2012

Audiência discute reestruturação do educandário Senador Alberto Pasqualini, em Novo Hamburgo,PEDIDO ENCAMINHADO POR ESTÁ ASSOCIAÇÂO !!



A reestruturação do Colégio Estadual de 1º e 2ª Grau Senador Alberto Pasqualini, situado no município de Novo Hamburgo, foi tema da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (30) pela Comissão de Assuntos Municipais (CAM). O encontro também discutiu a viabilidade de implantação de um centro tecnológico na instituição escolar, visando a qualificação da mão-de-obra regional. A comissão é presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB). Para o deputado Giovani Feltes (PMDB), proponente da audiência, o encontro foi o passo inicial para resgatar o papel dessa escola na comunidade. “O educandário Senador Alberto Pasqualini precisa voltar a ter educação profissionalizante que é de fundamental importância para a nossa região. Esta escola faz parte da história do município e pode também fazer parte do futuro. E o Parlamento cumpre o seu papel levantando esta discussão”, declarou.
SITUAÇÃO DE ABANDONO: O vice-diretor da escola, Celso Prezzi, apresentou um vídeo com fotos dos prédios da instituição e relatou a história da escola, que já abrigou os cursos de sapataria , mecânica, artes gráficas, alfaiataria e tipografia. “ É uma área de 11 hectares e que ocupa atualmente somente uma pequena parte; o resto está em desuso. A situação da escola, que já foi referência em ensino técnico, é de sucateamento e abandono”, lamentou. O diretor da Superintendência da Educação Profissional da Secretaria de Educação, Pedro Luiz Maboni, destacou a importância da audiência como ato de fortalecimento da luta em defesa de uma escola pública de qualidade. “A Secretaria de Educação destaca cinco políticas de enfrentamento para qualificar o ensino profissionalizante no Estado: recuperar os prédios das nossas escolas, qualificando a estrutura física para receber os alunos; ampliar o número de cursos e de vagas de acordo com a demanda de cada região; criar cursos nas escolas onde ainda não tem ou recuperá-los nas instituições que já sediaram, como é o caso da escola Senador Alberto Pasqualini; cuidado com os recursos humanos e realização de concurso público; e a reestruturação dos currículos. Este é o grande desafio em andamento do governo Tarso Genro: fortalecer as políticas públicas para qualificar escolas e professores para a formação dos alunos”, afirmou Maboni.
A CAM propôs uma visita dos deputados e membros das secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia à escola, para conhecer suas dependências. Também foi proposta uma reunião com o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmerman, para discutir sobre a implantação do ensino tecnológico na área do educandário, que serviria como um braço de apoio ao Parque Tecnológico, o Hamburgtech, que será  construído nas imediações. “O Hamburgtech vai sediar empresas da região voltadas para pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Os alunos formados pela escola poderiam servir de mão de obra tanto para o parque quanto para outras empresas interessadas”, destacou o deputado Giovani Feltes.
Também participaram da audiência o representante da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Gilmar Valadares; da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Helaine Maria Rocha; da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo; a diretora do Colégio Estadual Alberto Pasqualini, Giane Müller; o presidente da Associação dos Amigos da Escola Senador Pasqualini,JOSÉ  FRANCISCO  DAS CHAGAS, alunos do Grêmio Estudantil da Escola, pais e professores.

                           ESTAMOS  ATENTOS A TODOS  ESTE  DEBATE! QUE  ESTÁ ASSOCIAÇÂO COMEÇOU!!
FONTE:  http://diariodocongresso.com.br/novo/2011/08/audiencia-discute-reestruturacao-do-educandario-senador-alberto-pasqualini-em-novo-hamburgo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário